Linha do Tempo

Conheça os principais passos da nossa jornada.

Vista parcial da Usina de Sabará. Sabará. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.

1921

Fundação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira.

Em 11 de dezembro de 1921, na cidade de Sabará (MG), as primeiras linhas da nossa história no Brasil começam a ser escritas. A partir da fusão entre o grupo produtor de aço europeu ARBED e a Companhia Siderúrgica Mineira cria-se a Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, atualmente ArcelorMittal. Neste período, a Usina de Sabará possui o maior alto-forno a carvão vegetal do Brasil, com capacidade para produzir 25 toneladas por dia de gusa.

1a década - de 1920 a 1929

1925

Primeira usina integrada da América do Sul

Com a entrada em operação do laminador de perfis leves e vergalhões na Usina de Sabará, a Belgo-Mineira se torna a primeira siderúrgica integrada da América do Sul e pioneira na fabricação de laminados com aço 100% brasileiro.

 

Pioneiros da Laminação. Sabará, década de 1920. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
Prédio da Laminação. Sabará. Foto Bonfioli. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
1a década - De 1920 a 1929

1927

Engenheiro luxemburguês Louis Ensch chega ao Brasil para revitalizar operações

A companhia passa por uma grave crise motivada, principalmente, pela concorrência do aço importado. O engenheiro luxemburguês Louis Ensch é enviado ao Brasil e tem participação fundamental na recuperação financeira da Usina de Sabará.

Foto oficial de Louis Ensch. Sabará, 14 de junho de 1932. Foto Bonfioli. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
2a década - De 1930 a 1939

1935

Getúlio Vargas lança pedra fundamental da usina e ferrovia de Monlevade

Em 31 de agosto de 1935, o presidente Getúlio Vargas inaugura a pedra fundamental da Usina de Monlevade e o ramal ferroviário necessário para as obras de construção da unidade. Naquele local, então denominado São Miguel do Rio Piracicaba, surge o primeiro núcleo urbano industrial planejado do Brasil, mais tarde emancipado como município de João Monlevade (MG).

 

Trecho do filme “História do Ferro” sobre a Usina de Monlevade. Platina Filme. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
2a década - De 1930 a 1939

1937

Inauguração da unidade de Barra Mansa

A Siderúrgica Barra Mansa (RJ) é fundada pela Votorantim, inicialmente para produção de ferro-gusa. A localização da planta, numa antiga zona cafeeira do Sul Fluminense, é estratégica, devido à proximidade com a ferrovia e jazidas de minério de ferro.

Vista geral da ArcelorMittal Barra Mansa. Barra Mansa, 09 de dezembro de 2020. NITRO Histórias Visuais.
3a década - De 1940 a 1949

1943

Primeiro trilho de trem produzido no Brasil e na América Latina

Em meio aos desafios da 2ª Guerra Mundial, a Belgo-Mineira é convocada pelo presidente Getúlio Vargas para fabricar trilhos necessários à ampliação da malha ferroviária do país. Em parceria com a Marinha Brasileira, a empresa constrói um Laminador de Trilhos, localizado na Usina de Monlevade, o que possibilita a produção do primeiro trilho da história do Brasil e da América Latina.

 

Getúlio Vargas chegando para o lançamento da pedra fundamental do Laminador de Trilhos. João Monlevade, 1940. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
Louis Ensch e convidados na inauguração do Laminador de Trilhos. João Monlevade, 1943. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
3a década - De 1940 a 1949

1947

Início das operações da Mina do Andrade

Localizada no município de Bela Vista de Minas (MG), a Mina do Andrade é uma das primeiras e mais estratégicas aquisições da Belgo-Mineira, feita ainda nos anos 1920. Entre os anos de 1936 e 1940, pesquisas geológicas constatam a viabilidade técnica e econômica da mina e, desse modo, a sua produção tem início em 1947.

3a década - De 1940 a 1949

1948

Primeira Sinterização da América do Sul

Para aproveitar os finos de minério no processo siderúrgico, uma usina de sinterização é construída em Monlevade, a primeira do tipo na América do Sul. A experiência pioneira traz resultados importantes como o aumento da produtividade dos altos-fornos e a redução do consumo de carvão.

 

Vista externa da Sinterização. João Monlevade, 1955. Foto Diló. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
Instalações da Sinterização. João Monlevade, 1955. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
4a década - De 1950 a 1959

1955

Inauguração da unidade de Piracicaba

Criada em 1920, a Oficina Dedini fabricava moendas, caldeiras e outros equipamentos destinados às usinas de açúcar e álcool da região de Piracicaba (SP), até que o empreendimento cresceu e a produção foi diversificada. Em 1955, a Dedini envereda no campo siderúrgico com a fundação da Usina de Piracicaba.

4a década - De 1950 a 1959

1957

Fundação da Companhia Agrícola e Florestal Santa Bárbara, atual BioFlorestas

A demanda pelo carvão vegetal nas usinas aumenta na medida em que a produção cresce. Após criar, em 1948, o Serviço Florestal, responsável pelos plantios de eucalipto, e lançar, em 1954, um plano de reflorestamento pioneiro entre as siderúrgicas no Brasil, a Belgo-Mineira funda a Companhia Agrícola e Florestal Santa Bárbara (atual ArcelorMittal BioFlorestas) para gerir sua atividade florestal.

Trecho do filme “Fonte de Progresso” sobre atuação da CAF. Pan American Press & Film Ltda. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
4a década - De 1950 a 1959

1957

Inauguração da Aciaria LD e da fábrica de oxigênio na Usina de Monlevade

Impulsionada pela indústria automobilística e por grandes obras do período, a Belgo-Mineira executa um plano de expansão industrial para acompanhar o crescimento do país. A companhia adquire equipamentos da Europa para a instalação do sistema LD e duplica a capacidade da fábrica de oxigênio. A Aciaria LD é pioneira na América Latina e revoluciona as técnicas de produção na Usina de Monlevade.

Diretores, autoridades e demais convidados na inauguração da Aciaria LD. João Monlevade, 17 de outubro de 1957. Foto Diló. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
Primeira corrida de aço LD da América Latina. João Monlevade, 17 de outubro de 1957. Ilídio Costa – Foto Diló. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
5a década - De 1960 a 1969

1960

Fornecimento de aço para a construção de Brasília

A década de 1960 é marcada pela realização de grandes obras no país, entre elas a construção da nova capital federal, para a qual a Belgo-Mineira, então maior produtora de aço para concreto armado do Brasil, contribui com o fornecimento de milhares de toneladas de produtos.

Congresso Nacional em fase final de construção. Brasília, março de 1960. Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
5a década - De 1960 a 1969

1960

Fornecimento de aço para a construção do Estádio Mineirão

Neste mesmo período, a companhia fornece cordoalhas para concreto protendido durante a construção do Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG). A aplicação desse produto proporcionou a obtenção de grandes vãos na monumental estrutura do estádio, o segundo maior do mundo na época da sua inauguração.

Estádio Mineirão. Belo Horizonte, década de 1960. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
6a década - De 1970 a 1979

1971

Fundação da Abeb

A Abeb (Associação Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira), hoje Abertta Saúde, é criada em Belo Horizonte de forma pioneira no segmento empresarial, oferecendo benefícios voltados para a assistência médica, odontológica e de enfermagem, além da promoção de cursos e programas de caráter preventivo e educativo. Com o tempo, a associação se expande para outras cidades em que a empresa está presente e passa a se chamar Abertta Saúde.

Laboratório da Abeb. Belo Horizonte, década de 1970. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
6a década - De 1970 a 1979

1971

Fornecimento de aço para a construção da ponte Rio-Niterói

No mesmo ano, a Belgo-Mineira fornece aço para a construção da ponte Rio-Niterói, oficialmente chamada de Ponte Presidente Costa e Silva, que atravessa a Baía de Guanabara (RJ). Com extensão total de 13,29 km, é uma das maiores pontes da América Latina.

Vista da ponte Rio-Niterói. Rio de Janeiro/Niterói. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
6a década - De 1970 a 1979

1974

Início das operações da Mina de Serra Azul

Localizada em Itatiaiuçu, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), a Mina de Serra Azul é estrategicamente situada para a logística de escoamento da produção, atendendo as empresas do grupo no Brasil e no exterior, bem como aos mercados domésticos e transoceânicos.

6a década - De 1970 a 1979

1975

Fundação da Belgo-Mineira Bekaert Artefatos de Arame

A Belgo-Mineira e a Bekaert criam a sua primeira joint venture: a Belgo-Mineira Bekaert Artefatos de Arame (BMB), em Vespasiano (MG), para produção de Steel Cord. Ao longo dos anos, outras grandes parcerias são firmadas entre as duas empresas.

Vista geral das instalações da BMB. Vespasiano, 1977. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
7a década - De 1980 a 1989

1984

Início das operações da unidade de Juiz de Fora

Em 27 de março de 1984, o aço corre pela primeira vez na Usina de Juiz de Fora (MG), na época pertencente à Siderúrgica Mendes Júnior. Inicialmente, a planta possui capacidade produtiva para 340 mil toneladas anuais de aço.

Vista geral da ArcelorMittal Juiz de Fora. Juiz de Fora, 21 de dezembro de 2020. NITRO Histórias Visuais.
7a década - De 1980 a 1989

1988

Constituição da Fundação Belgo-Mineira, atual Fundação ArcelorMittal

A Fundação Belgo-Mineira é criada para a promoção das artes e o prédio do antigo Cassino de Sabará é transformado em um centro de eventos culturais. Com o tempo, a entidade muda o foco de atuação para a área de investimento social e passa a se chamar Fundação ArcelorMittal.

Abertura da exposição de Carlos Bracher na inauguração do Centro Cultural. Sabará, 11 de agosto de 1992. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
7a década - De 1980 a 1989

1989

Construção do Memorial da América Latina

Cerca de 100 toneladas de cordoalhas para concreto protendido produzidas pela Belgo Mineira são fornecidas para a construção do Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), assinado por Oscar Niemeyer. Essa solução viabilizou a construção dos grandes  vão livres do projeto que, até então, tinha a maior viga reta do mundo.

Memorial da América Latina em fase final de construção. São Paulo, 1989. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
8a década - De 1990 a 1999

1993

Aquisição da Cofavi

A Cofavi (Companhia Ferro e Aço de Vitória), criada em 1942 na cidade de Cariacica (ES), é adquirida pela Belgo-Mineira, marcando a volta da empresa para o segmento de vergalhões comuns para construção civil. A planta pertenceu à ArcelorMittal até 2018.

1º Embarque de Perfilados da Cia Ferro e Aço de Vitória. Cariacica, 7 de janeiro de 1964. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
Vista aérea da Cia Ferro e Aço de Vitória. Cariacica, 1968. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
8a década - De 1990 a 1999

1994

Aquisição da Siderúrgica Dedini

A Siderúrgica Dedini, atual ArcelorMittal Piracicaba, tem 49% do seu capital adquirido pela Belgo-Mineira em 1994 e, três anos depois, é totalmente comprada pela companhia. A fabricação de vergalhões, impulsionada pela construção de Brasília, é o carro-chefe da unidade.

 

Construção da Siderúrgica Dedini. Piracicaba, década de 1950. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
8a década - De 1990 a 1999

1995

Aquisição da Mendes Júnior Siderurgia

As instalações da Mendes Júnior Siderurgia, atual ArcelorMittal Juiz de Fora, são arrendadas pela Belgo-Mineira como parte de uma estratégia de ampliação da sua escala produtiva. Oito anos depois, a Usina de Juiz de Fora é definitivamente incorporada.

1ª Corrida de Aço da Siderúrgica Mendes Júnior. Juiz de Fora, 27 de março de 1984. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
1º embarque de produtos da Siderúrgica Mendes Júnior. Juiz de Fora, julho de 1984. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
8a década - De 1990 a 1999

1997

Inauguração da Hidrelétrica Guilman-Amorim

Em 1995, a Belgo-Mineira e a Cimento Cauê dão início à construção da Usina Hidrelétrica Guilman-Amorim, primeiro grande empreendimento privado de um consórcio autoprodutor de energia do Brasil. Inaugurada em 1997, a hidrelétrica passa a contribuir com o abastecimento da Usina de Monlevade.

 

Vista da Usina Hidrelétrica Guilman-Amorim. Antônio Dias/Nova Era. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
9a década - De 2000 a 2009

2000

Aquisição da Itaúna Siderúrgica

O ano de 2000 é bastante movimentado. A companhia inicia o processo de aquisição da Itaúna Siderúrgica, que produz vergalhões, perfis e barras para os segmentos de eletrificação, indústria moveleira e serralherias de todo o país. A unidade pertenceu à ArcelorMittal até 2018.

Vista aérea da antiga Itaúna Siderúrgica. Itaúna. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
9a década - De 2000 a 2009

2000

Estruturação da Rede de Distribuição

Também em 2000, com o intuito de aproximar o consumidor final de seus produtos, a empresa cria uma rede própria de vendas, chamada Rede Belgo de Distribuição (atual Rede ArcelorMittal de Distribuição), que abrange uma ampla estrutura de comercialização e entrega.

Centro de Distribuição Belgo. Belo Horizonte. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
9a década - De 2000 a 2009

2000

Inauguração do Alto-forno A na Usina de Monlevade

Ainda em 2000 é inaugurado oficialmente o Alto-forno A na Usina de Monlevade, com capacidade inicial produtiva de 3.000 toneladas/dia, que substitui os cinco altos-fornos a carvão vegetal na unidade. Além de reduzir o custo final de produção do fio-máquina, o equipamento, 100% a coque, melhora a performance ambiental da usina.

Inauguração do Alto-forno A. João Monlevade, 12 de abril de 2000. Foto Central. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
9a década - De 2000 a 2009

2002

Criação do grupo Arcelor

A fusão entre a luxemburguesa Arbed, a francesa Usinor e a espanhola Aceralia dá origem à Arcelor, então o maior grupo siderúrgico do mundo. A Arcelor nasce com presença em mais de 60 países e produção superior a 40 milhões de toneladas anuais de aço bruto.

 

Vídeo institucional da Belgo Grupo Arcelor. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
9a década - De 2000 a 2009

2003

Inauguração da Trefilaria de São Paulo

A Trefilaria de São Paulo (SP) é construída para reforçar a posição da empresa no segmento da construção civil, especialmente no estado. A sua capacidade produtiva inicial é de 60 mil toneladas anuais, em instalações modernas, que adotam o princípio da tecnologia limpa.

 

Inauguração da Trefilaria de São Paulo. São Paulo, maio de 2003. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
9a década - De 2000 a 2009

2005

Constituição da Arcelor Brasil

Após uma reestruturação societária, a Arcelor Brasil é criada e passa a ser a controladora única e integral da Belgo Siderurgia, CST e Vega do Sul. A Arcelor Brasil nasce como o maior conglomerado siderúrgico da América Latina, com capacidade para produzir 11 milhões de toneladas de aço em 25 unidades industriais.

 

Vídeo institucional da Arcelor Brasil. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
9a década - De 2000 a 2009

2006

Fusão entre a Mittal Steel e a Arcelor

O Grupo Arcelor e a indiana Mittal Steel anunciam a megafusão que dá origem à gigante ArcelorMittal, que se torna líder isolada na produção de aço no mundo. Atualmente, possui clientes em 160 países e conta com mais de 168 mil empregados e 11 centros de pesquisa espalhados pelo mundo.

 

A nova marca passou a brilhar no Escritório Central Administrativo. Belo Horizonte. Imagem reproduzida da Revista Amanhã, nº 3, março/abril de 2008.
9a década - De 2000 a 2009

2007

Lançamento da pedra fundamental da Usina de Resende

Em 11 de setembro de 2007, a Votorantim Siderurgia lança a pedra fundamental da Usina de Resende, localizada na região Sul Fluminense. A siderúrgica é construída no terreno da Fazenda Aliança, onde havia criação de gado e produção de leite. Construída em tempo recorde, a Usina de Resende entrou em operação em 2009, no modelo de mini-mill, utilizando a sucata metálica como principal insumo.

Vista geral da ArcelorMittal Resende. Resende, 09 de dezembro de 2020. NITRO Histórias Visuais.
9a década - De 2000 a 2009

2008

Aquisição da Mina de Serra Azul

Localizada em Itatiaiuçu, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), a Mina de Serra Azul, em atividade desde 1974, é assumida pela ArcelorMittal. Estrategicamente situada para logística de escoamento da produção, a unidade atende as empresas do grupo no Brasil e no exterior, bem como aos mercados domésticos e transoceânicos.

 

Mina de Serra Azul à noite. Itatiaiuçu. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
10a década - De 2010 a 2019

2010

Fornecimento de aço para a construção da Cidade Administrativa de Minas Gerais

A ArcelorMittal fornece milhares de toneladas de produtos para as obras da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais. O uso de cordoalhas de aço viabiliza a edificação do Palácio Tiradentes, conhecido por possuir o maior vão livre em concreto suspenso do mundo.

 

Vista da Cidade Administrativa de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010. Gil Leonardi/Imprensa MG. Acervo Agência Minas Gerais.
10a década - De 2010 a 2019

2012

Criação da unidade de Sitrel

A Sitrel (Siderúrgica Três Lagoas) é construída a partir de uma joint venture, anunciada em 2009. O startup da unidade, projetada com capacidade para produzir 400 mil toneladas anuais de vergalhões, ocorre no dia 1º de novembro de 2012. É a primeira planta do ramo siderúrgico a produzir vergalhões para construção civil no estado do Mato Grosso do Sul.

10a década - De 2010 a 2019

2015

Lançamento do e-commerce

A companhia inaugura a plataforma e-commerce, pioneira entre as indústrias do aço, com algoritmos que identificam o melhor Centro de Distribuição para a execução do pedido, considerando custos, frete e disponibilidade do produto. Esse canal virtual complementa as vendas presenciais e contribui para impulsionar o desempenho da ArcelorMittal no varejo do aço.

Detalhe da plataforma e-commerce. 2021. Fonte: https://loja.arcelormittal.com.br/
10a década - De 2010 a 2019

2018

Integração com a Votorantim Siderurgia

Com a aquisição da Votorantim Siderurgia, a ArcelorMittal assume a liderança no mercado nacional de Aços Longos, com capacidade produtiva de aproximadamente 5 milhões de t/ano. A integração das unidades de Barra Mansa (RJ), Resende (RJ) e Três Lagoas (MS) e a unidade florestal de Vazante (MG) proporciona ganhos de escala, eficiência e um portfólio de produtos ainda mais completo para os clientes.

Jefferson De Paula em discurso aos empregados no primeiro dia após a incorporação da Votorantim Siderurgia. Barra Mansa, 02 de abril de 2018. Autoria Desconhecida. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
10a década - De 2010 a 2019

2018

Lançamento do Açolab

No mesmo ano, a companhia cria o Açolab, primeiro hub de inovação da indústria do aço do mundo. Seu propósito é aumentar a competitividade da ArcelorMittal, estimulando o desenvolvimento de ideias inovadoras voltadas para a melhoria dos processos internos de produtos e serviços, reunindo empregados, clientes, startups, pesquisadores e estudantes.

Vídeo manifesto do Açolab. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
10a década - De 2010 a 2019

2019

Fornecimento de produtos para a construção da Rio Star, maior roda-gigante da America Latina

A ArcelorMittal fornece cerca de 60 toneladas de aço Belgo Pronto, cortado e dobrado, para ser usado na fundação da maior roda-gigante da América Latina. A Rio Star, localizada na zona portuária do Rio de Janeiro (RJ), possui 88 metros de altura e 54 cabines. Também são fornecidos perfis estruturais para a construção do prédio administrativo, do café e da bilheteria.

 

11a década - De 2019 a 2020

2020

Fornecimento de aço para a construção da Arena MRV

A companhia é responsável pelo fornecimento de vergalhões, telas, perfis, treliças e cordoalhas para as obras da Arena MRV, em Belo Horizonte (MG). Com capacidade prevista para 46 mil espectadores, o local será utilizado como estádio de futebol pelo Clube Atlético Mineiro.

Projeção 3D da Arena MRV. Acervo Centro de Memória da ArcelorMittal Aços Longos.
11a década - De 2020 a 2029

2021

Lançamento do Açolab Ventures

A ArcelorMittal Aços Longos cria um fundo de gestão, chamado Açolab Ventures, para investir mais de R$ 100 milhões na aceleração de startups e pequenas empresas inovadoras no Brasil e na América Latina. O fundo, um Corporative Venture Capital (CVC), é pioneiro da empresa no mundo e inaugura uma série de iniciativas voltadas para a estratégia da companhia nos próximos anos.